Fighters Megamix, da Sega, tinha um carro de corrida como lutador


Graças à popularidade esmagadora da série Smash Bros., muitas pessoas dão à Nintendo o crédito de ser pioneira na ideia de fazer um jogo de luta que reunísse vários mascotes da mesma empresa em nome de uma treta saudável. Os fãs da Sega, porém, sabem que Smash Bros. veio só depois de uma linhagem de vários games. Uma linhagem que incluía o incrível Fighters Megamix.


Enquanto o primeiro Smash Bros. saiu em 1999, Fighters Megamix chegou aos Sega Saturn japoneses em 1996. E apesar de não serem exatamente o mesmo tipo de jogo – SB é mais “bagunça” e FM é mais “jogo de luta de verdade” – eu diria que eles ainda se encaixam na mesma categoria e englobam os mesmos conceitos.

Desenvolvido pelo famoso estúdio AM2 (de OutRun e Virtua Fighter), ele tinha um elenco estelar de heróis da Sega. Alguns personagens eram óbvios. Outros… nem tanto.
Como foi produzido pela equipe de Virtua Fighter, ele tinha uma mecânica similar ao pai dos jogos de luta 3D. À primeira vista ele até parece um VF, mesmo, já que metade do elenco é formada por lutadores do segundo jogo da série. A outra metade vem de outra franquia (tristemente) esquecida da empresa: Fightning Vipers.

Mas as coisas ficam boas mesmo na lista enorme de personagens secretos e destraváveis. Para evitar que o jogo fosse só “Virtua Fighter x Fighting Vipers”, a Sega decidiu incluir vários convidados “especiais”, destravados quando se terminava o jogo ou usava algum código secreto.


Apesar de alguns deles serem só versões melhoradas de lutadores já existentes, outros eram um pouco mais malucos. Estava lá o elenco do jogo de luta de Sonic (o qual por si só já rende uma história excelente). Também tinha a Janet, de Virtua Cop 2. E havia um feijão mexicano com sombrero, feito especificamente para o jogo.

Mas os melhores de todos são dois personagens feitos com muito amor pela AM2. Um deles era o “Hornet”… um dos carros de Daytona USA. Não uma versão “Transformer” – é o carro mesmo, de pé sobre as duas rodas traseiras. O outro era o coqueiro que está no logo do estúdio. Ele ataca com folhas.

Apesar de tudo isso parecer meio doido (e é), o que é mais importante lebrar é que esse era um jogo de luta excelente. Ele apareceu quando a série Virtua Fighter estava, provavelmente, no seu auge, e o fato de que ele incluía personagens tão variados só o tornou melhor ainda.

Infelizmente o game não está disponível no Virtual Console (talvez por problemas de licenciamento), mas ele foi lançado no mundo inteiro em 1997. Então, se você quiser, pode encontrar uma cópia no eBay por menos de US$ 50.

Fonte: Kotaku Brasil


0 comentários: