Sega nerds entrevista: indiket do grupo Iber DC


Desde já queria agradecer a atenção cedida e elogiar o trabalho do iber dc dev team vocês são de longe o maior nome do dreamcast scene hoje
e agradecer a divulgação que vocês dão ao console, nós fãs de dreamcast não só no Brasil como no mundo todo temos que agradecer por vocês existirem e o suporte que vocês dão ao console...

vamos as perguntas!

sega nerds brasil: conte-nos sobre sua paixão pelo dreamcast, como nasceu?
indiket: Minha paixão pelo Dreamcast nasceu em agosto de 2006. Em um mercado de segunda mão, eu vi um Dreamcast empoeirado sozinho, com um monte de outras coisas sujas. Por poucos euros, eu comprei esse objeto cult e comecei a limpá-lo. Melhor de tudo, ele trabalhou e eu comecei a descobrir todo o potencial que tem este console. Então, depois comecei a recolher alguns jogos, e depois fazer meus primeiros ports para o console undeed!

sega nerds brasil: como foi criado o Iber Dc dev team e o Dreamcast.es, como surgiu?
indiket: Dreamcast.es inicialmente nasceu a 2007/06/03 (heh, a data exata Europeia!). A motivação veio de um cara que registrou o domínio e fez a primeira versão do site. Entrei em contato com o fundador, e eu também o conhecia pessoalmente. Mais tarde, em abril de 2008 e DcIberia.net Dreamcast.es se reuniram e criaram o site real.
IberDC Team é fundada mais tarde, em 2009. Fox, Chui, Neoblast, Ron e eu decidimos criar essa marca e usá-lo em nossas criações. Até aí tudo bem, ele continua vivo nos dias de hoje!

sega nerds brasil: como está o Dreamcast scene hoje? o console ainda está vivo?
indiket: Estou absolutamente convencido de que o dreamcast scene está vivo hoje em dia. Talvez, tão viva como nos primeiros anos (1999-2002). Claro, Dreamcast está morto de uma forma comercial (é óbvio que a Sega abandonou esse mercado), mas existem muitos pequenos projetos ativos envolvendo o Dreamcast.
Se você fizer der uma lembrada, no ano passado, dois jogos comercial homebrew apareceram (Rush Rush Rally Racing e íris). Há muitos jogos freeware (Giana return, o SQRXZ, DCDOOM - com suporte em em rede! -, Todos os mods HL ...).
Software e não só: o adaptador SD criou grandes expectativas e alguns usuários já se preparam para ter um. Com este dispositivo, um monte de opções se abre para toda a comunidade, você vai ver!

sega nerds brasil: e o dreamcast scene na espanha, ao que parece o dreamcast tem muitos fãs em seu país...
indiket: Felizmente, a cena em espanhol está em um bom momento. Existem alguns projetos em curso envolvendo-nos, e penso que Dreamcast.es é a referência atual sobre temas em cena nos países em que o espanhol é falado. A página tem lotes de usuários do México, Chile, Argentina ... e também do Brasil

sega nerds brasil: você atualmente fez o port para dreamcast do game SQRXZ, além desse quais outros ports você já fez?
indiket: Woah, muito poucos eu penso, Um bom ponto de observação é que em alguns ports, eu só fiz uma parte dela. Trabalho em equipe é, na maioria das vezes, a chave para avançar em um projeto.
Mas se você quiser alguns números, eu participei em 57 ports / jogos (a maioria deles eu fiz apenas o port, e em outros eu fiz o betatesting) que tenham sido publicados.
Os melhores? Eu vou para OpenTyrian, Gianas return, Divi-Dead, SQRXZ, OpenGGS e Gens4ALL ... entre outros!
Mas espere, ainda há mais para descobrir ...

sega nerds brasil: atualmente existem quantos homebrews para o dreamcast? o que você destaca?
indiket: Eu não tenho idéia de quantos homebrews existem para o Dreamcast. Se eu tenho que dizer que um número ... cerca de 500? Entre os ports, jogos, emuladores, intérpretes, bibliotecas ...Sim, isso é um bom número.
Vou mencionar DCDoom (talvez seja o primeiro homebrew com o apoio da rede?), Daedalus (impressionante que n64 demonstração UEM), o motor OpenBOR, todos os '4 das séries, Primitive Nightmare ... a lista é infinita (bem, mas não perto de acabar, há muita coisa para vir...).

sega nerds brasil: o que você conhece do dreamcast scene do brasil e na america latina?
indiket: Infelizmente, eu gostaria de saber mais sobre o Dreamcast scene do Brasil (. As coisas são diferentes para os fãs da América Latina, porque eu sei que há mais usuários e alguns bons desenvolvedores).
Vamos lá pessoal, promover o homebrew Dreamcast! Há uns milhões de jogos bons para o port pro DC, e milhões de outros para criar!!!!!

sega nerds brasil: e para finalizar Iber dc e indiket tem mais ótimas surpresas para apresentar aos fãs de Dreamcast?
indiket: Não haverá grandes surpresas para todos os fãs de Dreamcast! Infelizmente, não posso dizer-lhe todas as coisas que eu sei (acordos de NDA). Mas como agora eu posso dizer ...
- A nova versão do SQRXZ virá com suporte a vários idiomas (tradução para o português queria!). Além disso, uma revisão do Giana irá aparecer.
- Também acho que um novo GENS4ALL virá em algumas semanas. Compatibilidade deve aumentar ainda mais!
- Mais jogos homebrew irão aparecer. Naturalmente, eles serão ^ ^ freeware.
- E algo relacionado com as capacidades online ...

Fique atento para as últimas notícias, e Dreamcasting feliz!


0 comentários: