MICROSOFT E SEGA JUNTAS?


Mais um exemplo de união entre as duas

Todos sabemos de boatos sobre uma possível tentativa de a microsoft comprar a SEGA, mas o que poucos sabem é que a empresa de Bill Gates tentou ajudar para que o falecido Dreamcast tivesse, ao menos, uma segunda chance de vida.

Se está curioso em como a Microsoft planejava fazer isto, é muitos simples. Ela tentou fazer o Dreamcast compatível com o seu primeiro console, o Xbox.

Esta história começa em 1998, com o lançamento do console da Sega e que causou um grande alarde – um a vez que – ele possuía conexão dial-up para jogos on-line, algo bem a frente para o seu tempo.

Mesmo após o lançamento do Playstation 2, o presidente da SEGA Isao Okawa, não estava disposto a morrer sem antes lutar. Okawa teve vários encontros com o próprio Bill Gates, onde discutiram a possibilidade dos jogos de Dreamcast serem compatíveis com o console da Microsoft; criando um caminho para os jogadores de Dreamcast que seriam, brevemente, abandonados. Era o modo de manter a plataforma viva e dar uma segunda chance para ela.

O grande empecilho foi que Okawa somente aceitava que os jogos rodassem no Xbox se o modo on-linetambém estivesse disponível, coisa que a Microft não queria. É fácil entender porque a empresa de Bill Gates não queria on-line nos jogos de Dreamcast: esta era uma função importantíssima para o Xbox.

Okawa e Gates não foram capazes de chegarem a um acordo, mas antes de o console morre de vez, Okawa doou 900 milhões de dólares de sua conta pessoal para a SEGA, a fim de manter a empresa viva.

Okawa faleceu, aos 74 anos, em Tókio, no dia 16 de março de 2001, por insuficiência cardíaca. O Dreamcast saiu de produção no final do mesmo ano. O presidente sucessor decidiu que, a partir daquele momento, a SEGA iria trabalhar apenas na produção de jogos.

O presidente da SEGA of America, Peter Moore, foi quem decidiu parar a produção do Dreamcast. Em 2003 ele deixou a empresa e seguiu caminho na Microsoft até 2007.

A CSK Holding, empresa criada por Okawa, ficou com partes das ações da SEGA até 2004, quando foi comprada pela Sammy, criando assim a Sega Sammy Holdings.

Fonte: Kotaku



0 comentários: