O dia em que a Sega lançou um Sonic de luta

A história por trás do jogo é mais ou menos assim: em 1995 a Sega lançou um game de luta muito bom (e, infelizmente, esquecido) chamado Fighting Vipers. Um dos designers de personagem do projeto, Masahiro Sugiyama, achou que seria engraçado colocar, sem ninguém perceber, Sonic e Tales no elenco. Apesar de não ser possível jogar com eles nos arcades (mesmo que os “assets” estivessem disponíveis e acessíveis via hacks, no emulador), Yuji Naka, então chefe do Sonic Team, achou a ideia tão boa que mandou fazer um jogo só para a dupla.

Então, em 1996, Sonic The Fighters – a primeira verdadeira aparição do mascote em 3D – nasceu.

Ele era um game de luta 3D para arcades construído em cima da base da tecnologia de Virtua Fighter e tinha nove lutadores, três chefes e cinco personagens secretos que, mais uma vez, só eram acessíveis através de hacks.



E já que era um jogo de Sonic, ele também trazia uma experiência relativamente simples, sem os golpes elaborados ou combos pelos quais os jogos mais sérios do gênero são conhecidos. Afinal, ele tinha que ser divertido para os fãs jovens do ouriço azul.

Infelizmente, a versão original da máquina não foi lançada em muitos lugares fora do Japão [o Shopping D, de São Paulo, tinha um gabinete], então a única oportunidade que a maioria dos ocidentais teve de conhecer essa obra foi graças ao seu relançamento na coletânea Sonic Gems Collection, de 2005, que trazia outras pérolas e raridades da franquia.

Como muitos dos jogos 3D da década de 90, Sonic The Fighters não envelheceu muito bem (apesar de o seu estilo de desenho animado deixá-lo mais bonito que, digamos, Virtua Fighter) e muitos fãs do gênero não vão se interessar muito pela sua simplicidade. Mas o ponto não é esse. A ideia é que você podia controlar Sonic e, em vez de correr com medo de espetos e bichinhos mecânicos, socar os outros. Incluindo Tails. Em quantos outros jogos você consegue bater em Tails até ele desmaiar?

Escrito por: Kotaku


0 comentários: