Sega Channel – XBLA e PSN do passado


Você sabia que a Sega também tinha seu serviço onde os usuários se conectavam em seu Mega Drive e podia jogar demos de seus jogos? Pois é está aí para quem não conhece o Sega Channel.

Por aproximadamente $12,95 (dependendo da sua localização), os gamers tinham em seu Mega drive um cartucho adaptado em seu console e podiam acessar 50 jogos (demos é claro) por mês onde eles podiam baixar e armazenar no cartão de memória que ficava armazenado dentro do cartucho do Sega Channel. O estranho é que você não conseguia jogar esses jogos offline.

O Sega Channel foi iniciou-se no ano de 1994 e seu serviço era disponível para os EUA, Canadá, América do Sul, e o Japão.
As demos no canal funcionava simplesmente que após 15 minutos o jogo era encerrado e o jogador voltava para o menu e como todas as demos os jogos tinha um certo limite como por exemplo, o jogo Primal Rage tinha apenas 2 personagens disponíveis, Sonic 3D blast terminava depois da primeira fase concluída, etc.


Para fornecer o serviço do Sega Channel, um cabo teria que ser instalado juntamente com um novo equipamento na headend do Mega drive integrado com um serviço de autorização nas vendas e comprar o adaptador do jogo que custava aproximadamente $100,00 a unidade.
Com este sistema a Sega desempenhou um papel bastante importante para o futuro serviços do gênero como a internet banda larga e serviços de telefonia digital. No auge do Sega Channel, nos Estados Unidos havia mais de 250000 assinantes do serviço.


Havia vários eventos e promoções como concursos onde os assinantes ganhavam Arcades, máquinas de projeção, TVs, BMX, motos etc.

O serviço no dia 31 de julho de 1998 devido a limitação dos 16 bits já que na época já estava chegando consoles de maior avanço como o de 32 e 64 bits.

Veja neste vídeo como era o Sega Channel na ativa:

Veja neste também um pouco mais atual. Um Mega Drive juntamente com o cartucho Sega Channel porém com o serviço já indisponível assim surgindo uma mensagem de erro:

Hoje temos serviços semelhantes como XBLA e PSN. Porém a primeira a alavancar esta idéia como sempre foi a Sega.


Você pode baixar a rom do cartucho Sega Channel e reviver o passado clicando aqui!


1 comentários:

Fabiano Ferreira disse...

Matéria muito interessante do nosso brother Kenicius.
Keep up the good work!