Matéria: Mega Drive

Olá pessoal da Sega Nerds Brasil! Eu sou o Red, o novo membro do blog, e estarei à partir de hoje, trabalhando para fazer as melhores matérias possíveis para vocês e, transmitir um pouco do meu conhecimento de games, em especial, da Sega. E nada melhor para começar do que falar de um grande console dessa empresa, o famoso Mega Drive.




Acreditem: esse console já foi o "PS3" de muita gente nos anos 80.

Para quem não conhece, o Mega Drive (ou Genesis) foi o primeiro console de 16 bits do mercado, com gráficos incríveis, e uma gama de ótimos jogos (claro, na sua época).

Hoje em dia o Mega Drive ainda é um console muito vivo na memória dos gamers, e porque não dizer que também é um console vivo no mercado?

O Brasil é o único país no mundo que ainda produz o Mega Drive e o Master System, porém não é a mesma coisa... O console nacional é extremamente fraco, capado e feio, diga-se de passagem. Desprovido da mesma tecnologia de antigamente, por incrível que pareça, o Mega Drive atual é muito mais fraco em termos de hardware dos de antigamente, além de não ser compatível com o Sega CD, Mega 32X e, o mais incrível, nos últimos modelos não possui nem entrada de cartucho! Isso faz com que os gamers que realmente entendem e/ou colecionadores façam mais procuras em sites como Mercado Livre ou Ebay, por exemplo.

O Mega Drive era sem dúvidas um dos melhores consoles da época, e foi até bem planejado, quando foi lançado para competir contra o Famicom/NES.

Pena que seus últimos momentos não foram de glória... Agonizando no mercado e perdendo espaço para o SNES, a SEGA decidiu que era hora de expandir os horizontes de seu 16 bits, e lançou o Sega CD (Mega CD no Japão), um Add-on onde era possível rodar jogos em CD e ouvir musicar no mesmo formato de mídia. O adicional fez até um certo sucesso, mas não o esperado, já que era preciso ter um Mega Drive para ter um Sega CD. Além disso, poucos jogos verdadeiramente bons foram lançados para ele, como por exemplo Sonic CD, que é considerado por muitos um dos melhores jogos do ouriço até hoje.

Mega CD (modelo de gaveta)

Depois disso, a SEGA resolveu enfeitar o pavão. Vendo que estava começando a perder mercado para os consoles de 32 bits, a SEGA decidiu tentar dar um pouco mais de vida ao Mega Drive, e cometeu um erro, tanto do setor de marketing, quanto da própria empresa em si. E assim nasce o Mega 32X (Sega 32X no Japão), mais um Add-on, que era possível (teoricamente) transformar o Mega Drive em um console de 32 bits, mas não foi bem assim.

Mega 32X. Um bom console, porém pouco aproveitado.

O 32X não passou de um console de 16 bits turbinado, com efeitos de zoom e a possibilidade de gerar gráficos poligonais 3D, logo não fez assim tanto sucesso. O Add-on aproximadamente 39 jogos, sendo dois exclusivos da Europa (Darxide e Fifa 96), um exclusivo do Japão (Sangokushi VI) e dois em formato CD, que só se é jogável se estivesse utilizando o Sega CD simultaneamente. O fato de ter poucos jogos também foi um dos motivos da morte prematura do 32X e, conseqüentemente, do Mega Drive.

As empresas estavam de olho em grandes mercados, assim, elas preferiam aguardar pacientemente o Saturn (que na época do 32X, já havia sido anunciado), do que produzir jogos para o Add-on do Mega, inclusive a própria SEGA, que lançou poucos jogos para o Add-on . Isso fez com que empresas menores lançassem jogos mais facilmente para o 32X, porém, ao invés de bons jogos, essas empresas soltaram o que podemos chamar de verdadeiras bombas! Um exemplo disso é Star Trek: Starfleet Academy, um verdadeiro lixo espacial! Os jogos do 32X não se saíram muito bem, porém, sempre há uma exceção, e poucos jogos bons saíram pra ele, como Knuckles Chaotix, Mortal Kombat e Kolibri.

Outro ponto errado da SEGA em relação ao 32X foi seu marketing, pois ele foi lançado na mesma época em que o Saturn já havia sido anunciado, ou seja, todos (ou a grande maioria) preferiam esperar o lançamento do Saturn ao comprar um 32X.

Em sua época, a SEGA inclusive estava projetando um híbrido de Mega com 32X, chamado de Sega Neptune, mas como o Saturn já estava praticamente para nascer, então o projeto foi cancelado.

Sega Neptune: Mega Drive e 32X num único console, e com controle de Saturn!

Além de tudo isso, o Mega foi um console revolucionário (novamente, na época). Um acessório muito interessante era o Meganet, um modem para conectar à internet via rede telefônica.

MegaNet: o primeiro tipo de serviço online num console caseiro.

Com isso, era possível acessar e-mails, ler notícias sobre games, realizar chats e jogos online. Também foi lançado, um teclado para agilizar o chat, para que não seja mais preciso usar o joystick para conversas.




Outros acessórios lançados foram o Sega CD Karaokê, que era um Sega CD e um Karaokê embutido, extremamente raro hoje em dia; o Activator, que era uma espécie de tapete que captava os movimentos do jogador, para repiti-los em jogos de luta; o Master System Adaptor, que era simplesmente um adaptador de jogos de Master System para Mega Drive; o Batter Up! Controller era um bastão de Baseball que repitia seus movimentos, (assim como o Wiimote); TeeVGolf que também era um controle que repitia os movimentos, porém em alguns jogos de golf; Sega Menacer, era uma arma para jogos de tiro, porém o diferencial aqui é que essa arma é maior que as convencionais de jogos, e vinha com um cartucho exclusivo e um receptor de sinais; o Game Genie que era uma espécie de Game Shark da época e recentemente, descobri um Flash Card (assim como R4 de Nintendo DS) para o Mega Drive! (Esse flash Card possui apenas 32mb de memória, não possui suporte à save e só envia games por cabo serial de impressora, o USB serve apenas para fonte de energia)


Flash Card para Mega Drive. Uma raridade!


Também há outros acessórios menores, como drives de disquete, multitaps, mouses, joysticks e etc.

Hoje em dia há vairas versões do Mega Drive. O mais famoso é o Mega Drive 3 (cinza), que é vendido até hoje aqui no Brasil, e recentemente também foi lançado o Mega Drive 4: Guitar Idol, apenas o mesmo Mega anterior, com um design diferente e um game genérico de Guitar Hero (o tal do Guitar Idol no nome), que contém músicas nacionais de bandas como NX0, CPM22 e bandas estrangeiras, como Pink Floyd e Black Sabbath.


Mega Drive 4: Guitar Idol. Mais um "sucesso" de vendas da Tec Toy.


Porém colecionador de verdade procura as versões mais raras. Há vários modelos, como o Mega Drive 2, que é sem dúvidas, o melhor de todos (na minha opinião, claro), o Sega CDX, que é o Mega com Sega CD já embutido, além de ser pequeno o suficiente para servir como Disc Player portátil e o Sega Nomad, um Mega Drive portátil, porém grande comedor de pilhas. Hoje em dia também existem novos modelos de Mega Drive, mas eu acho que não valha a pena, pois eles vêm com alguns jogos na memória e não tem entrada de cartucho. Também há versões portáteis, como o Mega Drive portátil, da Tec Toy, cujo tanto primeiro quanto segundo modelos possuem apenas 20 jogos na memória, sendo que o segundo possui uma entrada de SD card, onde é possível comprar (isso mesmo, comprar) os cartões originais da própria Tec Toy com alguns jogos (bem bestas, por sinal), e um outro modelo portátil, chamado de Nomad (mesmo nome do portátil original da SEGA), produzido pela Inexx, que leva larga vantagem sobre a Tec Toy, pois possui bateria e entrada para cartuchos.

Nomad da Inexx, também conhecido como Retro-gen. Dá um banho frio em qualquer Mega da Tec Toy, de mesa ou não.

Outras empresas também produziram suas versões de Mega Drive, como Wondermega da JVC. E aproveitando a fama do console na época, empresas de computadores lançaram modelos híbridos de computadores com Mega Drive, como é o caso do Teradrive da IBM e o Amstrad PC, da Amstrad.


Teradrive, da IBM. O sucesso do Mega Drive foi tanto, que vários computadores assim foram lançados, mas claro, com DOS.

E hoje em dia, vale a pena ter um Mega Drive? A resposta é sim! Vale! Mas, qual? Bom, se você é um jogador hardcore, ou colecionador, que quer o console para experimentar seus verdadeiros recursos, então eu recomendo que compre um no Ebay ou Mercado Livre. Há vários consoles em bom estado e com bons jogos, e alguns até mesmo com o Mega 32X e o Sega CD já embutido no pacote. O preço em média de um console no Mercado Livre, por exemplo é entre 150 e 300 reais, já no mercado, o novo modelo do Mega Drive da TecToy, está na faixa dos 399 reais. Ele vem com 82 jogos na memória, inclusive alguns deles são The Sims e Need for Speed: Pro Street, adaptados das versões de celular.

Enfim, o Mega Drive tem seus lados positivos e negativos. Os que viveram a época de ouro do Mega (eu nasci e cresci nessa época), podem afirmar que o console fez mais que bonito no mercado.


Confiram algumas imagens: (Clique para ampliar)




Bom, é isso. Espero que tenham gostado da minha primeira matéria. Em breve estarei trazendo novas matérias. Ainda tenho muito a fazer.

Well done. I see you later.


1 comentários:

Yatta disse...

Opa! Adorei a matéria, curta e grossa, heheh... Direta ao ponto!

No caos, há algumas informações que seriam legais de se encaixar: o MegaDrive não é apenas fabricado e vendido no bRaisl hoje, no Japão ainda lançam novos joguinhos genéricos, e alguns até com apoio e licensiamento pela SEGA, mas, não divulgados (infelizmente), pois são feitos para serem distribuídos diretamente aos jogadores-colecionadores.

Eu mesmo, sou colecionador, esotu sempre antenado, mas, U$D40 por um jogo ainda é bem caro, heheh...

Mas, sempre vale a pena comentar que eu vivo procurando todos os add-ons de MegaDrive, e realmente, as melhores versões do Mega (potentes) eram o Megadrive 2 e o primeiro modelo japonês na versão "Série A", que eu possuo,e é raríssima! ^^"