10 anos de Dreamcast.


Bem pessoal, hoje, 10/10/2009, o Dreamcast completa 10 anos desde o seu lançamento no Brasil, e nós preparamos um artigo bastante interessante para vocês, leitores. O artigo tratará de assuntos como o quanto popular o Dreamcast foi no Brasil, e como ele foi influenciável no mercado nacional e internacional. Espero que vocês gostem!


O anúncio

O Dreamcast só foi anunciado oficialmente, já que rumores apareciam desde 1996, por Bernie
Stolar em Maio de 1998, chegando ao Japão naquele mesmo ano., no ano seguinte, 1999, o Dreamcast chega aos Estados Unidos, Europa e, é claro, o Brasil. A Tec Toy anunciou que iria começar a vender, apartir do dia 10 de outubro de 1999, Dreamcasts importados. O preço era um pouco salgado para a época, em que o salário mínimo era muito, muito baixo., R$ 850,00 reais foi o preço do Dreamcast no lançamento. Embora o preço fosse bem salgadinho no começo, com a baixa de preços do console, a Tec Toy ainda conseguiu vender em torno de 20 mil unidades nos 10 primeiros meses. Uma quantidade razoavel, pois, naquela época, o Brasil detinha apenas 0,3% do mercado de jogos, um tanto quanto insignificante comparado aos mercados europeus, japonêses e norte americanos.

A popularidade

O Dreamcast, assim como os prévios consoles da Sega, foi bem popular no Brasil e ainda hoje existem fãs, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro, considerando-o um dos melhores consoles do mundo. No Brasil, alguns jogos bem populares foram Resident Evil Code: Veronica, os Sonic Adventures, e os jogos online do console, como Phantasy Star Online, Bomberman online e Quake III.

O marketing

Em várias partes do mundo, o lançamento do Dreamcast foi bem espetacular,. No Japão, as 150,000 mil unidades disponiveis foram vendidas no primeiro dia, enquanto nos Estados Unidos houve até quebra de recorde, 255,132 mil unidades foram vendidas nas primeiras 24 horas, 300,000 mil unidades foram vendidas na pré-venda, e após 4 dias do lançamento a Sega já tinha arrecadado U$$132 milhões de dólares com vendas de hardware e software, e após 1 mês e meio, 1,000.000 unidades já haviam sido vendidas. No Brasil, podiam ser visto comerciais na TV, jornais, revistas e outdoors,. Apesar disso, a Tec Toy falhou pelo alto preço e pelo fato que o Dreamcast não vinha com modem.
Também alguns slogans foram usados para o marketing do console, como o “ It doesn't cost nothing to play so why don't we play toghether?” ou “Não custa nada jogar, então porque não jogamos juntos?, que foi usado na Europa. “It's thinking!” que é algo como “Isso pensa!”, pelo fato de que a potência do Dreamcast era bem superior aos consoles da época, dando uma idéia de “Uau, essa coisa faz isso tudo?”.

O seu fim

Infelizmente nós sabemos que tudo que é bom dura pouco. O console lançado em 1999 no Estados Unidos durou relativamente pouco lá, em janeiro de 2001 o descontinuamento foi anunciado, em março daquele mesmo ano, as fabricas já tinham parado de fabrica-los., deixando para trás entre 50 e 60 títulos em desenvolvimento, que foram cancelados pelas publishers, entre eles Proppler Arena e Half-Life, que acabaram vazando na internet. Não eram poucos os motivos, os prejuízos que a Sega teve com o Saturno, o 32X e o Sega CD foram altos, e com o anuncio do Playstation 2 para março de 2000, e o anuncio do sucessor do Nintendo 64, o GameCube em 1999, e o mais novo console da Microsoft, o Xbox em 2000, as vendas do Dreamcast diminuiram bastante. Apesar das fabricas terem parado, o Japão ainda exportava as unidades existentes no estoque, as ultimas unidades foram vendidas em 2006, o mesmo ano em que a Tec Toy parou de importar o console.


Vida após a morte

Apesar de o descontinuamento da fabricação do console em 2001, alguns poucos jogos ainda foram lançados, o último jogo lançado oficialmente pela Sega foi Puyo Puyo Fever, em 2004. Porém outras pequenas empresas ainda continuaram com o legado do Dreamcast, lançando homebrews e ports de celular, alguns lançamentos pós-morte do Dreamcast são: Tigger Heart, Radilgy e Wind and Water Puzzle Battles. Uma dessas pequenas produtoras é a Senile Team, a qual fez homebrews como Beats of Rage e o lançamento Rush Rush Rally Racing, que sairá ainda esse mês., outro jogo que será lançado para Dreamcast, e que já tem demo, é o Open Sonic, um jogo do nosso querido ouriço.
Mesmo após 10 anos do seu lançamento, o Dreamcast ainda faz a cabeça de muita gente, que passa tardes e noites jogando os clássicos para o console, que sempre será lembrado por todos, por toda sua inovação. Foi realmente um sonho, um sonho que durará para sempre na mente de muita gente, quer queira, quer não. Dreamcast, parabéns pelos seus 10 anos!




Fontes: http://www.classicgaming.com.br/cgi-bin/vgh/03.asp?IDConsole=50
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sega_Dreamcast/http://en.wikipedia.org/wiki/Sega_Dreamcast
http://veja.abril.com.br/especiais/Digital3/jogos.html

Complementando a mega-matéria do Ítalo, veja esse video feito pela equipe MEGA64 sobre o DREAMCAST!



3 comentários:

Fabiano Ferreira disse...

Isso que foi cair com estilo.
Quando a SEGA cria o VG perfeito.
Inventa de declarar falência.
BRAVO! sega! Obrigado por abandonar a mim e outros milhares.
Afinal de contas ter um console discontinuado é mesmo bom.

Masato Huehara disse...

Ótima materia como sempre
Parabens!! e eu ainda não joguei DC!!

Kenicius disse...

dreamcast durou pouco mas mesmo assim fez muuuito!
dreamcast 4ever! \O/